top of page

‘A vida tem preferência’: pedal alerta para a importância da prevenção ao suicídio

Instituto Revoar promove pedalada do próximo dia 7 de setembro como forma de incentivar a realização de atividades físicas e alertar para a importância do cuidado com a saúde mental. No Brasil, em média, 38 pessoas comentem suicídio a cada dia.


O Instituto Revoar, braço social da Rede Memorial Fortaleza, em parceria com o Pedal Benfica, realiza no próximo dia 7 de setembro, feriado da Independência do Brasil, o “Pedal Revoar”. O objetivo do evento, cujo tema será ‘A vida tem preferência’, é alertar sobre a importância dos cuidados com a saúde mental.


“Conscientizar a sociedade sobre o quão importante e saudável são os hobbies, as atividades físicas e qualquer outra atividade que possa melhorar o humor, ampliar os elos de amizades e criar interação social, é nosso principal foco de abordagem neste encontro. O Pedal Revoar dialoga ainda com as causas e bandeiras do ‘Setembro Amarelo’. Nossa missão é mostrar que cada vida precisa ser valorizada”, destaca a psicanalista Elaine de Tomy, vice-presidente do Instituto Revoar.


A concentração do Pedal será na Pracinha da Gentilândia, no bairro Benfica, a partir das 16 horas. De lá os participantes vão percorrer a Avenida 13 de Maio, passando pela Praça da Argentina. Em seguida, seguem pela Avenida Engenheiro Sá, passando em frente ao Funeral Home até a chegada na Praia do Futuro, local de encerramento do Pedal Revoar. O evento ainda contará com paradas para água, frutas e sorteios.


As inscrições são gratuitas e já estão abertas. O Instituto Revoar sugere que os participantes utilizem roupas na cor amarela, uma referência ao tema do evento e às celebrações que marcam o mês de setembro, período este que é realizada a maior campanha anti estigma do mundo que visa salvar vidas de pessoas que estão passando por momentos difíceis e de crise.


Pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS aponta que são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo anualmente - sem contar com os episódios subnotificados. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio a cada dia.


Ainda conforme a OMS, quase todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. “É notório que a maioria dos casos de suicídio poderia ter sido evitado se essas pessoas tivessem acesso a consulta psicológicas e/ou tratamentos psiquiátricos. Informação de qualidade salva vida e é isso que queremos reforçar, é essa mensagem que ansiamos transmitir”, conclui a psicanalista Elaine de Tomy.


Serviço:

Data: 7 de setembro, quinta-feira Horário: 16 horas Local: Concentração na Pracinha da Gentilândia Inscrição: https://www.eventbrite.com.br/e/pedal-revoar-a-vida-pede-preferencia-tickets-707996746327?aff=oddtdtcreator



Assessoria de Imprensa

Jornalista: Mônika Vieira - (85) 987792007

contato@inspiracomunicacao.com.br



Comments


bottom of page