top of page

Congresso Internacional sobre Amamentação no Ceará

No mês de incentivo ao aleitamento materno, conhecido como agosto dourado, nos dias 16, 17, 18 e 19 de agosto, o Grupo AMA trará para Fortaleza grandes nomes de referência nacional e internacional.

 
 

No próximo dia 16 de agosto, Fortaleza se tornará a capital mundial dos estudos relacionados à amamentação com a realização do I CIAMA - Congresso Internacional da Amamentação. O evento é promovido pelas enfermeiras e únicas Consultoras em Lactação com Certificação Internacional - IBCLC do Ceará, Mariana Gonçalves e Sabrina Alapenha. Elas lideram as empresas AMA Consultoria em Amamentação, que atende famílias na assistência à amamentação e AMA Profissionais, que oferecem cursos de formação e pós-graduação na área. O congresso, que possui caráter científico-social, acontecerá até o dia 19 de agosto na Escola de Saúde Pública do Ceará e é destinado a profissionais da área materno-infantil. A escolha da data está relacionada ao "Agosto Dourado", mês de apoio e incentivo ao aleitamento, comemorado em todo o mundo.


O evento contará com palestras e cursos ministrados por profissionais de renome nacional e internacional. As temáticas abordadas incluem sono e rotina do bebê, primeiros socorros, conciliação entre o retorno ao trabalho e a amamentação, bem como situações especiais envolvendo a amamentação. Mariana Gonçalves observa: "O CIAMA tem o propósito de atualização e discussão de condutas profissionais, visando a promoção e proteção do aleitamento materno".


Além de proporcionar atualização científica, o CIAMA colocará o Ceará no cenário de estados promotores da amamentação. "Isso é merecido, uma vez que estamos envolvidos na história da saúde no Brasil desde 1987, com a implantação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde, que tem contribuído para a saúde e a vida de muitos bebês", recorda Sabrina Alapenha. O evento espera receber cerca de 300 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas e demais profissionais da área materno infantil, de várias partes do Brasil e de outros países. As organizadoras ressaltam que o evento não tem fins lucrativos.

Segundo o Ministério da Saúde, a amamentação reduz o risco de câncer de útero e de mama nas mulheres. Para os bebês, fortalece o sistema imunológico, reduz os riscos de obesidade, diabetes, diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto e diminui em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos.


Conheça a AMA


A AMA Amamentação é uma empresa idealizada pelas sócias Mariana Gonçalves e Sabrina Alapenha, que reúne profissionais especialistas na área, todas mães que entendem os desafios dessa fase. A maternidade é um período de alegria, mas também de adaptação a novas atividades e rotinas, o que pode ser desafiador para os pais. A AMA oferece o cuidado e carinho que as famílias necessitam para acolher seus bebês com amor. Com atendimento presencial em Fortaleza, Ceará, e também online para todo o Brasil.


Mais Sobre o Aleitamento Materno


O aleitamento materno exclusivo até os seis meses traz inúmeros benefícios para o bebê e a mãe. Um dos principais é a proteção contra infecções gastrointestinais. O início precoce da amamentação, dentro de uma hora após o nascimento, protege o recém-nascido contra infecções e reduz a mortalidade neonatal. O risco de morte devido a diarreia e outras infecções é maior em bebês que são parcialmente amamentados ou não amamentados. O leite materno também é uma fonte vital de energia e nutrientes para crianças de 6 a 23 meses. Pode fornecer metade ou mais das necessidades energéticas de uma criança entre 6 e 12 meses, e um terço entre 12 e 24 meses. Crianças amamentadas quando bebês têm menos probabilidade de ter sobrepeso ou obesidade, melhor desempenho em testes de inteligência e maior frequência escolar. A amamentação também está associada a maior renda na vida adulta. (fonte: https://www.paho.org/)


Serviço:

I Congresso Internacional sobre Aleitamento Materno

Data: 16 a 19 de agosto de 2023

Local: Escola de Saúde Pública do Ceará – ESP - Av. Antônio Justa, 3161 - Meireles, Fortaleza - CE, 60165-090

Hora: 08:00 às 18:00

Mais informações: https://www.amaamamentacao.com/ciama


 

Assessoria de Imprensa AMA

Inspira! Comunicação

Jornalista responsável: Mônika Vieira

Contatos: (85) 98779.2007 / contato@inspiracomunicacao.com.br


 

Congresso Internacional sobre Amamentação no Ceará


Comentários


bottom of page