Pessoas com insônia são mais suscetíveis a quadros de ansiedade e depressão

A insônia é um distúrbio que afeta cerca de 73 milhões de brasileiros de acordo com dados da Associação Brasileira do Sono (ABS). A dificuldade de dormir tem atrapalhado a rotina de muitas pessoas e também acaba desencadeando outros tipos de doenças.

Pessoas que sofrem de insônia geralmente têm algum quadro de ansiedade ou depressão. É importante ressaltar que esses não são os únicos fatores, que também podem ter relação biológica e outras síndromes.


É bastante comum que um ansioso apresente um quadro de insônia, da mesma maneira que alguém diagnosticado como insone pode sofrer com algum sentimento de angústia por não conseguir dormir.


Diversas pessoas que têm insônia começaram a notar os sintomas logo em seguida a uma condição de estresse da vida, como separação, morte, desemprego, mudanças de vida ou até mesmo estresse durante o dia a dia no ambiente profissional ou em casa.


Mas o que fazer para mudar essa situação? O primeiro passo é buscar uma ajuda profissional, que possa acompanhar de perto a situação do paciente e entender quais métodos podem ser aplicados, seja pelo uso de medicamentos ou outro tipo de tratamento.


Além disso, é importante realizar uma boa higiene do sono, como estabelecer uma rotina de sono, evitar aparelhos eletrônicos antes de dormir e não consumir cafeína e álcool horas antes de iniciar o repouso.


Outra dica importante seria a busca por um nível de relaxamento antes do momento do sono, seja tomando um bom banho quente, ler um livro que tanto gosta ou apenas ouvir uma playlist de música relaxante.


Elaine de Tomy, psicanalista e vice-presidente do Instituto Revoar, ressalta a importância da busca por uma ajuda profissional nesse tipo de situação. “Caso a insônia ocorra no mínimo 3 vezes na semana, é importante consultar um profissional. Entendemos que quando o quadro se estende, pode se tornar crônico. Além de um especialista em sono, uma terapia também pode ajudar”, pondera.


Sobre o Instituto Revoar

O Instituto Revoar, braço social da Rede Memorial Fortaleza. Revoar vem do significado tornar a voar, voltar voando, que é associado a leveza e descoberta, e simbolicamente, ajuda as pessoas a se renovarem e se reconectar com o mundo novamente.

Mais informações

Inspira! Comunicação e Marketing

Mônika Vieira | (85) 9.8779 2007 | contato@inspiracomunicacao.com.br

Luana Amorim | (85) 9.9732 4671| atendimento01@inspiracomunicacao.com.br