O papel do personal branding para médicos

O Personal Branding é uma estratégia muito importante para atribuir valor e credibilidade à imagem de uma pessoa. A principal premissa deste conceito é a gestão de uma marca pessoal, a partir de posicionamentos e ações. O personal branding é responsável pela forma como o público conhecerá uma pessoa e lembrará dela. Por isso, gerir a própria imagem de maneira responsável é fundamental na construção de uma marca pessoal forte. E vai além de roupas, cabelos e aparência visual.


Assim como para outras áreas, médicos e demais profissionais da saúde devem investir em personal branding para se destacar no meio e se sobressair em relação aos concorrentes. A partir de estratégias realizadas por meio das ferramentas digitais, hoje cada vez mais forte e presente nas estratégias de marketing, o médico pode se tornar mais próximo e alvo da confiança dos pacientes que o acompanham.


Divulgar informações de credibilidade, compartilhar um pouco do dia a dia e fazer vídeos e lives com o objetivo de esclarecer as dúvidas mais comuns do público são opções viáveis e que garantem muito valor à imagem do profissional da saúde.


Além disso, trabalhar a marca pessoal perante a imprensa e investir em outras ações de marketing de relacionamento, contribuirá para o profissional ser reconhecido como especialista no assunto, gerando, assim, mais confiabilidade. Ou seja, torna-o referência e autoridade em determinada área para um público ainda maior e de forma sólida e constante.


Voltando ao marketing digital, vale destacar que vai além das redes sociais. Investir em plataformas, como google meu negócio e específicas para a área médica, que permitem a avaliação do usuário sobre o consultório e o médico, ajudam a construir uma imagem saudável para os pacientes. Mas, importante! É fundamental mostrar para os clientes/pacientes/parceiros que o que eles consomem nas redes sobrevocê é compatível com o atendimento presencial. A empatia e o cuidado com o paciente respeitando sua individualidade, seja no consultório ou na internet, fazem toda a diferença também para a marca pessoal. Saiba disso.