top of page

Seminário discute dor crônica: avanços e tendências

Profissionais especialistas em diversas áreas com foco em dor crônica se reúnem para discutir sobre as mais variadas dores e como elas afetam o nosso dia a dia


No dia 17 de outubro, das 9h às 17h, o Grupo Memorial promove a I Jornada da Dor Total. O evento acontece no Memorial Funeral Home (Av. Engenheiro Alberto Sá, 446). A ocasião contará com um time de palestrantes das mais diversas áreas da saúde: Dr. Russen Moreira Conrado, Médico Cirurgião Plástico e psicoterapeuta; Dra. Lívia Nádia Albuquerque dos Santos, especialista em Psicologia Hospitalar; e Dra. Eliziê Pinheiro, enfermeira atuante na área.

"Não existe um único tipo de dor. A partir dessa constatação, surgem as seguintes perguntas: em algum momento da vida essas dores se encontram? E como essas diversas dores afetam a nossa vivência?", questiona a vice-presidente e palestrante confirmada no evento, Elaine de Tony.

A jornada reunirá uma equipe multidisciplinar que compartilha do mesmo objetivo - o desafio de amenizar as dores, tendo como pilares o físico, o emocional e o espiritual. "A discussão da dor crônica em todas as suas nuances é de fundamental importância. Além de afetar a qualidade de vida, a dor crônica muitas vezes é mal compreendida e subestimada. Explorar seus aspectos físicos, emocionais e sociais é crucial para oferecer suporte adequado às pessoas que sofrem com essa condição. Ao abordar suas causas, tratamentos e impactos, estamos capacitados a desestigmatizar a dor crônica e promover uma abordagem mais abrangente, empática e eficaz para o seu manejo", comenta a coordenadora do evento e coordenadora do Clube Tanato, grupo de estudos sobre a morte, Natália Pinto.

O evento é voltado para médicos, profissionais de saúde (enfermeiros, odontologistas, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicanalistas, assistentes sociais), tanatólogos, estudantes de graduação, residentes, estudantes de pós-graduação da área da saúde em geral e pesquisadores. Eles terão a oportunidade de presenciar diferentes áreas da saúde em um único encontro. Ao adquirir o ingresso, o participante terá direito de assistir a todas as palestras. Haverá certificado de participação.


Serviço

I Jornada da Dor

Data: 17 de outubro, das 9h às 17h

Local: Memorial Funeral Home - Av. Engenheiro Alberto Sá, 446 - Papicu

Inscrições e mais informações: https://www.jornadadador.com.br/

Valor do investimento: 1º Lote R$ 60 – até 15 de setembro – Após essa data o valor será de R$ 80.



Palestrantes confirmados:

Dr. Russen Moreira Conrado - Médico Cirurgião Plástico e psicoterapeuta. Tem mais de 250 textos publicados em periódicos da cidade de Fortaleza e no Blog Jornal do Médico, onde é colunista semanal. Autor de dois livros e outros engavetados para publicação. Vencedor de três premiações literárias e participante de duas Antologias da Cultive Literature (da Suíça). Tem três textos que foram utilizados para provas de concursos. “No prumo da literatura tento utilizar a escrita como alicerce do bem servir, para ajudar pessoas e mexer nas suas habilidades de pensar e mudar”, diz Dr. Russen. Membro da Academia Internacional de Literatura Brasileira (AILB), com sede em Nova York.


Professora Dra. Elaine de Tomy - Filósofa, Psicanalista, MBA em Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, Consultora de empresa na área de Saúde Emocional, Especialista em Linguagem Corporal, pós graduada em Hipnose Clínica, Practitioner em PNL, palestrante, co-fundadora da Academia Oráculo de Delfos e Vice-presidente do Instituto Revoar.


Padre Constantino - Presidente do Conselho Comunitário de Defesa Social em Aquiraz; coordenador da casa do saber da secretária de educação de Aquiraz; exercendo o sacerdócio há 14 anos tendo sido ordenado no dia 13 de junho de 1999; recebido na Igreja da Polônia e recebendo o subdiaconato em abril do ano de 2022, pelas mãos do Sr. Arcebispo dom Crisóstomo. Ensino Superior (completo) Curso Filosofia e Teologia. Formação Superior em Hermenêutica Bíblica, Pós-Graduação em Filosofia Clínica, Pós-Graduação em Antigo Testamento.


Dra. Lívia Nádia Albuquerque dos Santos - CRP: 11/17914 -Psicóloga pela Universidade Federal do Ceará (UFC); residente em Cancerologia pela Escola de Saúde Pública do Ceará; especialista em Psicologia Hospitalar; membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Psico-oncologia (Sede CE); possui formação em Psicologia Hospitalar, Psico-oncologia, Cuidados Paliativos, Plantão Psicológico, Psicoterapia Breve Focal e Tanatologia; atuou em Plantão Psicológico nos três níveis de atenção à saúde; idealizadora do instagram @nomundopsi.


Edir Paixão – Mestre em Saúde Pública (UFC); Especialista em Segurança Pública e Direitos Humanos (UFC); Gerenciador de Crises pela Guarda Costeira Americana; Curso em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Pequim; Membro da Federação Internacional de Psicologia das Emergências (FIPE); Tenente Coronel do CBMCE; Ouvidor função atual; Escritor e Palestrante.


Eliziê Pinheiro - Enfermeira formada pela Universidade Estadual do Ceará.

Mestre em Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia AfroBrasileira - Unilab.

Pós graduada em Saúde do Trabalhador. Atualmente integra o quadro de servidores da Unilab, na Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Servidor, em Redenção, Ceará. Curiosa e estudiosa sobre assuntos relacionados à morte e o morrer.



Mais informações:

Inspira! Comunicação e Marketing

Jornalista: Mônika Vieira - (85) 987792007/contato@inspiracomunicacao.com.br



bottom of page